11 de December de 2023

Um incansável defensor dos Direitos Humanos

Daisaku Ikeda, ao longo de sua vida buscou, em todas as suas ações, dignificar a existência humana

De onde viemos? O que somos nós? Para onde vamos? ”, estas e outras indagações foram formuladas pelo filósofo francês Henry Bergson[ Henri Bergson (Paris, 18 de outubro de 1859 — Paris, 4 de janeiro de 1941) foi um filósofo e diplomata francês, laureado com o Nobel de Literatura de 1927. Seu está fundamentado na afirmação da possibilidade do real ser compreendido pelo homem por meio da intuição da duração – conceitos que perpassam toda sua bibliografia. O próprio filósofo chegou a dizer que, para compreender a sua filosofia, é preciso partir da intuição da infância.], pensador que acompanhou a jornada de vida de Daisaku Ikeda desde a sua adolescência. Ikeda ficou encantado com sua perspicácia, “ poucas pessoas analisaram a desvalorização das palavras (...) de forma tão incisiva como Bergson. (...) a filosofia de Bergson se mantém fiel ao princípio de servir aos outros  [IKEDA, Daisaku. Por um mundo digno de todos: triunfo da vida criadora . Proposta de Paz às Nações Unidas, 2011. Disponível em: http://www.culturadepaz.org.br/propostas/ ]”, enfatizou. E essa é uma das primeiras bases do Humanismo Soka que Ikeda buscou se aprofundar ao longo de sua caminhada em busca da paz e do respeito à dignidade da vida humana. Em 10 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Foi nesse dia e no ano de 1948 que foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Elaborado por representantes políticos, jurídicos e culturais de todo o mundo.


O humanista, pacifista e líder budista, Daisaku Ikeda (1928~2023) ressaltou ainda:. Algumas exceções são impossíveis de respeitar as que são diferentes, portanto, os discriminam, intimidam e perseguem, violando seus direitos. Esta é a causa de grande parte do sofrimento e da infelicidade do mundo ”. Ikeda cita que todas as pessoas o direito de se desenvolver, de revelar seu potencial e deveriam estar voltadas para cumprir sua missão neste mundo: ser plenamente feliz “ Cada um tem esse direito, assim como qualquer outra pessoa. Esse é o significado de direitos humanos ”. (Brasil Seikyo, Ed. 2293, 26/09/2015, p. B3))


Ikeda, desde 1983, veio redigindo e enviando às Nações Unidas suas Propostas de Paz, destacando a necessidade de cultivar uma cultura de paz por meio da educação, valorizando a importância do diálogo intercultural e da compreensão mútua. Tal documento foi ansiosamente aguardado por intelectuais de todas as áreas do conhecimento. Suas palavras sábias chamam a atenção para a necessidade de superar as diferenças e buscar soluções colaborativas para os desafios globais, incluindo a pobreza, as mudanças climáticas e a divisão especial de armas nucleares.


Ao fazer isso, ele destaca a importância de romper com o ciclo de violência e ódio para, no lugar, implantarmos uma cultura de paz verdadeiramente perene, onde o princípio básico seja somente um ser humano olhando a face de outro ser humano e reconhecendo-o como igual, com direito à vida, à segurança e à dignidade.


Sobre isso Ikeda enfatiza em sua Proposta de Paz de 2010, [IKEDA, Daisaku. Novos Valores para uma nova era . Proposta de Paz às Nações Unidas, 2010. Disponível em: http://www.culturadepaz.org.br/propostas/ ]:  Nosso movimento [da Soka Gakkai] visa a dissipar as nuvens do niilismo 1 , para reverter a linguagem e os valores do bem que definem e estão à beira da extinção. É um movimento silencioso para reviver o espírito humano e despertar cidadãos comuns, exortando-os a escolher o bem que é fruto da autodomínia e que resiste às armadilhas do mal. É uma tentativa de transformação fundamental das prioridades humanas, baseada na ideia de que uma mudança no destino de um único indivíduo pode transformar o destino de toda a humanidade (...)"


A palavra "Soka" significa literalmente "criação de valores" e os membros da Soka Gakkai no mundo formam um enorme contingente de criadores de valores e defensores da dignidade humana, independente de crença, etnia ou posição social.


O compromisso de Ikeda, ao longo de sua nobre existência, sempre foi a busca pelo diálogo, como a chave para empreender uma batalha vitoriosa pelos ideais dos direitos humanos, pois como ele mesmo colocou: “ Abandonar o diálogo é o mesmo que abandonar nossa humanidade . Sem ele, a sociedade será coberta pelo silêncio sepulcral ”.


E em 2005 [Ikeda, Daisaku. Resgatar nossa Humanidade: primeiro passo para a paz mundial . Proposta de Paz às Nações Unidas, 2005. Disponível em: http://www.culturadepaz.org.br/propostas/], em sua Proposta de Paz daquele ano, Ikeda já oferece as diretrizes para um “humanismo em ação”, segundo A qual, é preciso entendermos que tudo muda dentro de uma interdependência, monitorando logo que a harmonia e a unicidade são expressões de nossa inter-relação e podemos, ao mesmo tempo, ponderar a contradição e o conflito.


Nesse contexto, a proposta de paz do Dr. Daisaku Ikeda surge como um guia valioso e inspirador para todos aqueles que aspiram a um mundo de comunhão onde os direitos humanos sejam irrestritamente iguais para todas as pessoas.


 


1 . FILOSOFIA – a) no nietzschianismo, negação, declínio ou recusa, em curso na história humana e esp. na modernidade ocidental, de opiniões e convicções — com seus respectivos valores morais, estéticos ou políticos — que oferecem um sentido consistente e positivo para a experiência imediata da vida. b) redução ao nada; aniquilamento; não existência 

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI