06 de April de 2016

Herbie Hancock e Wayne Shorter divulgam carta-manifesto às futuras gerações de artistas

Estes dois dos maiores ícones da música mundial, escreveram uma espécie de carta-manifesto direcionado aos novos músicos e artistas. Ambos são associados da SGI e são líderes mundiais do movimento de artistas da organização. O documento é um verdadeiro libelo à paz e à dignidade da vida, dois dos principais conceitos da filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin, base da SGI. Embora direcionado aos artistas trata-se de um texto que pode e deve ser amplamente divulgado e adotado por todos os que acreditam na construção de um mundo mais fraterno e solidário. Segue abaixo a íntegra do manifesto:

Um manifesto de louvor à arte e à vida

Às futuras gerações de artistas



Nos encontramos em tempos turbulentos e imprevisíveis.


Do horror no Bataclan, à insurreição na Síria e o derramamento de sangue sem sentido em São Bernardino, vivemos em tempos de grande confusão e sofrimento. Como artistas, criadores e sonhadores deste mundo, pedimos para que vocês não se desanimem com o que veem e que usem suas próprias vidas, e – por consequência sua arte – como veículos para a construção da paz.


Por mais que seja verdade que os problemas enfrentados pelo mundo sejam complexos, a resposta para a paz é simples: ela começa com você. Você não precisa morar em um país do Terceiro Mundo ou trabalhar em uma ONG para fazer a diferença. Cada um de nós possui uma única missão. Somos todos peças de um quebra-cabeça gigante, fluído, onde a menor das ações feita por uma das peças afeta profundamente todo o resto. Você é relevante, suas ações importam, a sua arte importa.


Gostaríamos de deixar claro que por mais que esta carta esteja sendo escrita para um público artístico, estes pensamentos transcendem limitações profissionais e se aplicam a qualquer pessoa, independente da profissão.


EM PRIMEIRO LUGAR, DESPERTE A SUA HUMANIDADE


Nós não estamos sozinhos. Não existimos sozinhos e não podemos criar sozinhos. O que este mundo precisa é de um despertar humanista do desejo de melhorar as condições de vida de uma pessoa ao ponto que suas ações sejam enraizadas em altruísmo e compaixão. Você não pode se esconder por trás de uma profissão ou instrumento; você tem que ser humano. Concentre suas energias para se tornar o melhor ser humano que puder. Concentre-se no desenvolvimento da empatia e da compaixão. Inseridos neste processo, vocês conseguirão ter acesso a um tesouro de inspiração proveniente da complexidade e curiosidade do que significa simplesmente existir neste planeta. Música é somente uma gota no oceano da vida.


ADOTE E CONQUISTE O CAMINHO MENOS PERCORRIDO


O mundo precisa de novos caminhos. Não permitam ser sequestrados pela retórica comum, ou por falsas crenças e ilusões sobre como a vida deveria ser vivida. Cabe a vocês serem pioneiros. Seja pela exploração de novos sons, novos ritmos e harmonias ou colaborações inesperadas, processos e experiências, nós queremos encorajá-los a banir repetições em todas as suas formas e consequências negativas. Lute para criar novas ações tanto musicalmente quanto em relação ao sentido da sua vida. Nunca se conforme.


DÊ BOAS-VINDAS AO DESCONHECIDO


O desconhecido requer uma improvisação diferente a cada novo momento ou um processo criativo inigualável em potencial e satisfação. Não há ensaio geral para a vida porque a vida propriamente dita é o real ensaio. Cada relacionamento, obstáculo, interação, etc. é o ensaio para a próxima aventura na vida. Tudo está conectado. Tudo constrói. Nada é desperdiçado. Este tipo de pensamento requer coragem. Sejam corajosos e não percam seu senso de excitação e reverência por este mundo maravilhoso ao nosso redor.


ENTENDA A VERDADEIRA NATUREZA DOS OBSTÁCULOS


Nós temos esta ideia de fracasso, mas ela não é real; é uma ilusão. O fracasso não existe. O que você percebe como fracasso é, na verdade, uma nova oportunidade, uma nova mão de cartas ou uma nova tela sobre a qual se cria. Na vida, as oportunidades são ilimitadas. As próprias palavras‘sucesso’ e‘fracasso’não passam de rótulos. Todo momento é uma oportunidade. Vocês, como seres humanos, não têm limitações; com isso, existem possibilidades infinitas em qualquer circunstância.


NÃO TENHA MEDO DE INTERAGIR COM AQUELES QUE SÃO DIFERENTES DE VOCÊ


O mundo precisa mais de interações cara a cara entre pessoas de diferentes origens com grande ênfase em arte, cultura e educação. Nossas diferenças são o que temos em comum. Podemos trabalhar para criar um espaço onde todos os tipos de pessoas possam trocar ideias, referências, considerações e gentilezas. Precisamos nos conectar uns aos outros, aprendendo com e sobre os outros e experimentando a vida mutualmente. Nunca conseguiremos ter paz se não compreendermos a dor nos corações do próximo. Quanto mais interagirmos, mais rápido perceberemos que nossa humanidade transcende todas as diferenças.


LUTE PARA CRIAR DIÁLOGOS LIVRES DE AGENDAS PRÉ-ESTABELECIDAS


Qualquer forma de arte é um meio para o diálogo, o que já faz dela uma ferramenta poderosa. Já está na hora do mundo da música produzir boas histórias que iniciem diálogos sobre o mistério em nós. Quando dizemos ‘o mistério em nós’, estamos falando sobre desafiar e refletir sobre nossos medos que nos impede de descobrir o acesso ilimitado à coragem inerente a todos nós. Sim, você é o suficiente. Sim, você é o suficiente. Sim, você importa. Sim, você deve continuar.


TENHA CUIDADO COM O EGO


A arrogância pode ser desenvolvida pelos artistas, ou por aqueles que acreditam que o status faz com que sejam mais importantes, ou pelos que por associação com uma área criativa se sentem dignos de algum tipo de superioridade. Cuidado com o ego; a criatividade não consegue fluir onde somente o ego é nutrido.


TRABALHE POR UM NEGÓCIO SEM FRONTEIRAS


A área médica possui uma organização chamada Médicos Sem Fronteiras. Este esforço admirável pode servir de modelo para transcender as limitações e estratégias das antigas fórmulas de negócios que são desenhadas para perpetuar sistemas obsoletos disfarçados de novos modelos. Estamos falando diretamente com um sistema que está estabelecido, um sistema que condiciona os consumidores a comprar somente os produtos que são julgados comerciais, um sistema onde o dinheiro é o único meio para os fins. O negócio da música é uma fração do negócio da vida. Viver com integridade criativa pode trazer benefícios futuros nunca imaginados.


VALORIZE A GERAÇÃO QUE VEIO ANTES DA SUA


Os mais velhos podem te ajudar. Eles são uma fonte de riquezas em forma de sabedoria. Eles já passaram por tormentas e sofreram decepções: deixe que suas lutas sejam a luz que clareia o caminho da escuridão. Não perca tempos repetindo os erros que eles cometeram. Ao invés disso, pegue o que eles já fizeram e catapulte essas ideias em direção a um mundo progressivamente melhor para a posteridade.


FINALMENTE, ESPERAMOS QUE VOCÊ VIVA EM UM ESTADO DE CONSTANTE DESLUMBRAMENTO


Com o acúmulo dos anos, partes da nossa imaginação tende a apagar. Ou por tristeza, dificuldades prolongadas, ou condicionamento social, em algum momento de suas vidas as pessoas se esquecem de como acessar esta mágica inerente que existe dentro de nossas mentes. Não deixe esta parte da sua imaginação desaparecer. Olhe para as estrelas e imagine como seria ser um astronauta ou um piloto. Imagine explorar as pirâmides ou o Machu Picchu. Imagine poder voar como um pássaro ou passar por uma parede como o Super-Homem. Imagine correr com os dinossauros ou nadar com criaturas do mar. Tudo o que existe é produto da imaginação de alguém; cuide bem e nutra sua imaginação e você sempre se encontrará à beira da descoberta.
Como cada um desses fatores levam à criação de uma sociedade pacífica? – você deve estar se perguntando. Tudo começa com uma causa. Suas causas criam os efeitos que moldam o seu futuro e o futuro de todos ao seu redor. Sejam os protagonistas no filme de suas vidas. Vocês são os diretores, os produtores e os atores. Sejam ousados e incansavelmente benevolentes enquanto dançam pela viagem que é esta vida.


Herbie Hancock & Wayne Shorter


(Tradução: Babi Mendes)


Março de 2016

Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

October de 2023

September de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI