07 de March de 2024

Moldando as circunstâncias da vida com fé

Priscila Góes é uma jovem movida pelos ideais Soka e é a atual responsável pela banda feminina da BSGI, Asas da Paz Kotekitai do Brasil

Priscila é uma defensora do humanismo Soka desde a infância, à direita, com os membros de sua família

A atual coordenadora da Kotekitai é uma garota obstinada. E, principalmente, grata por tudo que sua prática budista lhe concedeu ao longo de sua jovem existência. Aos 32 anos tem sua própria empresa, participa ativamente das vidas de milhares de meninas e jovens como ela na banda feminina, e é responsável pelo Núcleo Estudantil de uma das Coordenadorias das Regiões Estaduais da BSGI. E é com a mesma garra e determinação que lida com tudo, sempre com um sorriso grande e contagiante.


Quem começou a prática budista foi a mãe, tia e irmãs. Seu pai ainda não praticou, mas não levou muito tempo para perceber a força daquela oração e também iniciar-se como budista. “Nasci em condições simples. Meu pai, na época, não era budista, no entanto, apoiava e respeitava a prática de minha mãe e permitia que ela pudesse me levar em todas as reuniões e até mesmo visitas ocorridas na organização de base. Com isso, cresci envolta de muitos incentivos e inspirado por grandes histórias de vida”, relatou Priscila.


O início da prática não foi fácil. Foi, na verdade, muito certo. O que moveu a família rumo ao budismo Nichiren foi o desejo por mudança, pois a vida era dura. Mãe, tia e irmãs viviam sob situação financeiramente adversária e a saúde dos membros da família também foi solicitada. “Enfrentamos ordens de despejo, consideráveis ​​​​dias de refeições sem qualquer mistura [ proteína ], obrigado em que ficamos sem energia elétrica por falta de pagamento, cortes de água”, relatou ontem. Chegaram a viver de favores com os pais. Usavam roupas doadas.


Mas a pequena Priscila, em seu coração sonhador, acalentava o dia em que conquistaria dias melhores. Sua força advinha de sua fé. Orava daimoku [i] com o sentimento puro, sem dúvidas, sem se lamentar pelas adversidades. Jamais culpou quem quer que seja pelo seu infortúnio; pelo contrário, olhei para os pais e só senti admiração. “Minha força e alegria sempre veio da prática da fé”, ressaltou.


Priscila conta que orava muito daimoku todos os dias e desde muito pequena. Orava o mantra Nam-Myoho-Renge-Kyo com o sentimento de jamais duvidar de sua capacidade de construir uma nova realidade por meio de seu esforço. Ela relata que a força da oração sempre foi o fator que a manteve firme sem lamentar-se mesmo diante do maior desafio. “Nunca culpei meus pais ou quem quer que fosse, dificuldades pelas quais enfrentávamos em nossas vidas. Pelo contrário, olhei meus pais admirados pela garra, pureza e aprendi a ter ainda mais claros nos ideais Soka”, contornou.


Desde muito pequeno sobre o sentimento de gratidão e aprendi sobre a importância de se fazer ao ideal Soka. O exemplo dos pais a encher de orgulho e admiração sincera. Mesmo que quatro recursos tenham sido escassos, sempre contribuímos no kofu [ii] , pois desejaríamos participar da construção de uma sociedade melhor; e não mediam esforços para que todos participem das atividades, imbuídos pela paixão pelo ideal do kosen-rufu.


Cresceu em meio às atividades da BSGI e a gratidão só cresceu, uma vez que você vê o quanto sua dedicação se reflete em avanço. Conquistou bolsas de estudo, descontos em cursos de informática, de idiomas, profissionalizantes, pré-vestibulares e, o sonho maior que acalentava desde há muito tempo: bolsa de 100% e 50% para cursar a universidade. Logo ingressou em bons empregos em empresas multinacionais e sua condição financeira foi mudando cada dia mais para melhor.


O ano de 2020 chegou e com ele a empresa própria, em plena pandemia da Covid-19. Com o coração repleto do mais puro e sentimento genuíno de gratidão, decidiu que uma parte de todo o seu ganho seria destinado ao kofu.


O resultado não demorou: em 2022 adquiriu seu primeiro imóvel e o ofereceu aos pais, garantindo a eles um teto digno para viverem tranquilos. No mesmo ano, adquirimos outro imóvel em conjunto com sua companhia para que juntos iniciassem a construção de mais uma família feliz Soka.


E, em 2023, pela empresa, criou um produto próprio para lançar ao mercado, o que para uma Software House é uma conquista gigante. E, junto com o lançamento, patrocinaram um dos maiores eventos de inovação da América Latina e, como resultado, em 2024, foram convidados a participar de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. “Finalizo meu relato com um trecho da mensagem que o saudoso presidente da SGI, dr., Daisaku Ikeda, invejoso em alusão à Convenção Mundial dos Jovens, em que ele diz:


“O grandioso e novo horizonte do Movimento Soka rumo ao centenário de fundação se descortinou aqui radiantemente. Vocês, jovens emergidos da terra, nasceram para serem vitoriosos. Nasceram para vencer todas as dificuldades e conduzir a família, os amigos, as pessoas de relação cármica, as pessoas comuns e a humanidade à felicidade e à paz. Vocês, que buscam e propõem na prática a suprema filosofia do respeito à dignidade da vida, chamada Lei Mística, são, sem dúvida, o mais forte e radiante 'sol da coragem' e são a mais pura e alegre 'flor de lótus da esperança '. Por esse motivo, por mais profundo que seja a escuridão da época, por mais conturbada que seja a sociedade, vocês vivem pelo juramento de jamais serem derrotados.”


 






[i] O daimoku é uma prática budista de recitação do mantra Nam-myoho-renge-kyo, que busca a transformação interior e a manifestação da sabedoria do Buda intrínseca a todo ser humano. A recitação do mantra Nam-myoho-rengue-kyo é considerada uma forma de conexão com a energia universal e a natureza de Buda




[ii] O Kofu é uma contribuição financeira voluntária, reservada apenas aos membros da BSGI, para viabilizar todas as diversas atividades da organização.



Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI