08 de November de 2023

Novembro muito azul para Haroldo!

O mês é de reflexão e conscientização e o relato impressionante desse belenense é um verdadeiro libelo de coragem e esperança

O casal comemora a remissão de Haroldo e enfatiza sobre a importância da prevenção

Para José Haroldo da Silva Sales, de 54 anos, nascido e criado na capital paraense, Belém, o momento é de vitória! Membro da BSGI desde 2019, formado em Ciências Contábeis e é, há 29 anos, um funcionário modelo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. É casado em segundas núpcias com Daniela, tem uma filha da primeira união já casada, Brenda; e é o orgulho avô de Laura de 8 anos. O Budismo Nichiren entrou em sua vida por meio de sua amada esposa Daniela. “Quando estávamos morando juntos, toda vez que a via orando sentia uma paz e uma tranquilidade, que não tinha resultados em nenhuma outra religião que praticava antes. Assim foi dado o primeiro passo e começamos a orar juntos todos os dias, manhã e noite”, contou Haroldo.


Em 2019 foi ao urologista realizar os exames de rotina. Seu pai faleceu aos 53 anos, vítima de câncer de próstata e isso acendeu uma luz de alerta em sua mente. Assim como a maioria dos cânceres, também há grande probabilidade de cura ser divulgada no início. Naquela ocasião seu PSA [i] resultaria normal. O ano da pandemia chegou e ele se recolheu ao lar com a família por ser do grupo e risco (hipertensão arterial). “Fizemos nossas orações e saímos ilesos da pandemia, grande boa sorte!”, contorno.


Em meados de 2021, você retornou ao médico para uma nova verificação e, para sua surpresa, o PSA alterado. Refez o exame e constatou-se um valor ainda mais alto. O médico então solicitou que realizasse uma biópsia. E no resultado desse constatou-se o que ninguém quer ouvir: câncer de próstata nível 4, numa escala de 1 a 5. E pior, o tumor já se inclui para outras áreas próximas – linfonodos e vesícula seminal.


Os médicos que o ajudaram informaram que sua única opção de sobrevivência era uma cirurgia aberta que deixaria sequelas perigosas (teria de usar fraldas geriátricas pelo resto de sua vida, disfunção erétil etc.). “Ficamos sem chão e sentimos abrir um buraco no peito, algo diferente e doloroso”, relatou. Porém, por ser uma pessoa otimista, renovou sua esperança e decidiu não se entregar.


Daniela, por sua vez, inconformada com a sugestão dos médicos, buscou por alternativas, menos invasivas e com menos sequelas. Visando a qualidade de vida do seu amado, Daniela orou e importantes. E, na sua empreitada, encontrou uma cirurgia robótica, que se encaixou perfeitamente em seus anseios. É a cirurgia mais moderna existente contra o câncer de próstata e estava disponível no Hospital Albert Einstein de Goiânia-GO. O plano de saúde de Haroldo cobriria somente aquela cirurgia sugerida inicialmente pelos médicos de Belém.


Após a descoberta de Daniela, Haroldo conversou com sua filha e gênero. Este, compadecido, ofereceu-se para cuidar de todo o tratamento. Assim, em março de 2022, com a participação de todos, realizaram uma vídeo-consulta com médico de Goiânia e partiram para Goiás em abril. Como parte do pré-cirúrgico, o médico solicitou que fosse realizado um exame mais detalhado (PET SCAN [ii] ), cuja finalidade era verificar se o tumor maligno não havia sido disseminado para outros órgãos importantes e/ou ossos. Para felicidade de Daniela e Haroldo, o tumor se localizava somente em áreas próximas aos linfonodos. “Então em 4 de junho de 2022 entrei na sala de cirurgia em um dos melhores hospitais do país, tudo pago pelo meu gênero, que imensamente boa sorte!”, enfatizou.


Ao receber alta hospitalar iniciou o tratamento multimodal que consiste em receber, por seis meses, uma injeção que inibe a testosterona, pois é ela quem alimenta o tumor maligno; e ainda precisou passar por 32 sessões de radioterapia. “Somos ciclistas e temos algumas vezes de bicicleta nas sessões. Adotamos a bicicleta como esporte preferido, mas depois de algumas sessões as sequelas da radiação me obrigaram a parar. A radiação que fui exposta demorou algum tempo para sair do meu organismo, então foi preciso parar de pedalar”, contornou.


Mas Haroldo, um otimista incansável como ele próprio se autodenomina, diz que ao olhar para trás sabe que na hora que mais precisou o universo conspirou a seu favor. “Apesar de todas as dificuldades estou vivo, sem grandes sequelas, tendo a oportunidade de ver o raiar do sol todos os dias e celebrar minhas orações agradecendo o bem mais precioso: A VIDA!”, exultou.


Ele enfatiza ainda que o mais importante é o tesouro do coração e, antes mesmo de ser budista, relata que sempre teve uma família harmoniosa e agregadora e isso fez toda a diferença. Hoje, 1,5 ano de operado e fazendo os exames periódicos para o controle da doença (remissão), Haroldo se dirige aos companheiros de seu gênero que não gostam de ir ao médico realizar os exames. “É de conhecimento geral que os homens não gostam de ir ao médico, principalmente ao urologista devido ao exame de toque, mas foi o que me salvou, pois se descobriu tarde demais, poderia ter sido fatal, como foi para o meu pai”, conselholho. “A vida nesse plano é muito efêmera, então viva intensamente, ame a todos intensamente, e nunca deixe de agradecer cada dia que estamos vivos e com saúde!”, finalizou Haroldo, um vitorioso.


 






[i] O antígeno prostático específico ou PSA é uma enzima com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitoramento e controle da evolução do carcinoma da próstata. (fonte: https://delboniauriemo.com.br/saude/exame-psa#:~:text=c%C3%A2ncer%20de%20pr%C3%B3stata-,Exame%20PSA%3A%20entenda%20o%20exame %20de%20sangue%20que,detectar%20o%20c%C3%A2ncer%20de%20pr%C3%B3stata&text=O%20PSA%20%C3%A9%20um%20teste,morte%20por%20c%C3%A2ncer%20nos %20homens .)




[ii] É um exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo. A sigla PET vem do inglês e significa "tomografia por emissão de pósitrons" (partícula radioativa), e CT vem de "tomografia computadorizada", que produz imagens enquanto o outro observa o metabolismo do corpo. (fonte: https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/medicina-diagnostica/tudo-sobre-pet-ct#:~:text=PET%2DCT%20%C3%A9%20um%20exame% 20de%20diagn%C3%B3stico%20por%20imagem%20capaz,observa%20o%20metabolismo%20do%20corpo . )



Voltar para o topo

Outras notícias

March de 2024

January de 2024

December de 2023

November de 2023

Mais notícias

Notícias + lidas

Sede Central da BSGI
Rua Tamandaré, 1007
Liberdade - São Paulo - SP
Brasil
CEP: 01525-001
Telefone
+55 11 3274-1800

Informações
informacoes@bsgi.org.br

Relações Públicas
rp@bsgi.org.br
Informações Gerais
Contatos
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram
Twitter
Sites Relacionados
Soka Gakkai Internacional
Daisaku Ikeda
Josei Toda
Tsunesaburo Makiguchi
Cultura de Paz
Editora Brasil Seikyo
CEPEAM
SGI Quarterly
Escola Soka do Brasil
Extranet BSGI